Parque Tecnológico da Unifor aproxima estudantes do mercado de trabalho

Os cursos de engenharia da Universidade de Fortaleza (Unifor) se destacam pela infraestrutura completa e professores capacitados, direcionando os alunos para as inovações exigidas pelo mercado. O Parque Tecnológico, um dos recursos fundamentais, está voltado para a integração de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos, sendo palco de iniciativas notáveis, como o projeto do capacete Elmo.

O projeto do capacete Elmo é um exemplo notável de colaboração, envolvendo esforços da Fundação Edson Queiroz, Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará, Funcap, Federação das Indústrias do Ceará, Senai/CE, Universidade Federal do Ceará e da Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz.

A Unifor oferece mais de 50 laboratórios dedicados à pesquisa e criação de novos produtos no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), abrangendo os cursos de engenharia. Essa abordagem incentiva a interdisciplinaridade entre as graduações, ampliando o acesso aos projetos e oferecendo oportunidades a um maior número de estudantes. Os laboratórios são projetados para simular ambientes industriais reais, familiarizando os alunos com o cotidiano do trabalho, incluindo equipamentos de automação e programação.

Jackson Sávio, diretor do CCT, destaca a tradição da Unifor na formação de engenheiros, com currículos inovadores e atenção constante às demandas do mercado. Durante a graduação, os estudantes têm contato com empresas parceiras da Unifor, promovendo uma integração precoce com o mercado de trabalho.

O Parque Tecnológico, composto por seis laboratórios, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de projetos inovadores. O Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA) trabalha em parceria com empresas aplicando inteligência artificial, modelos matemáticos e estatísticos para análise de grandes quantidades de dados. O Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP) foca na inovação, arte e ciência, unindo engenharias e arquitetura no desenvolvimento de projetos.

Luiz Stephany, coordenador do Parque, destaca que os alunos trabalham em soluções para problemas reais das empresas, utilizando as principais ferramentas tecnológicas do mercado e contando com o suporte de doutores especialistas da universidade e equipamentos de última geração.

Para orientar aqueles que ainda estão indecisos sobre qual curso superior escolher, a Unifor lançou o e-book “Guia de Profissões”, disponível gratuitamente no site da instituição mediante cadastro. Este guia compila informações sobre diversas áreas e graduações, auxiliando os interessados na tomada de decisão.